Objetivos:
- Propiciar ao professor de Matemática um momento específico para refletir sobre as estratégias de ensino de sua disciplina, bem como foco do trabalho;
- Favorecer o desenvolvimento de um trabalho em grupo, estabelecendo uma relação de parceria entre os professores da disciplina, de modo que possam trocar experiências e manter um canal aberto para a comunicação;
Conteúdo:
- Fundamentos do Ensino da Matemática;
- A linguagem matemática e seu letramento específico;
- Competências básicas da disciplina:
- Competências como referência;
- Uso de recursos digitais;
- A teoria na prática: partir do concreto para o abstrato;
- Como estudar as situações de aprendizagem no caderno do professor.
Recursos:
- Computadores da Sala do Acessa para leitura dos textos propostos;
- Blog de ATPC: http://coordmedio.blogspot.com.br
Estratégias:
Leitura compartilhada com pausas para a discussão sobre o título “Fundamentos para o Ensino da Matemática”, do Currículo de Matemática do Estado de São Paulo, com pausas para compreensão, discussão e questionamentos. (pp. 29 a Observar a organização das situações de aprendizagem;
Visita às plataformas Foco na Aprendizagem, Currículo + e Khan Academy.
Tarefa pessoal:
- Leitura do Título: Matemática para o Ensino Fundamental e Médio no currículo de Matemática. p. 35 a 38.
- Trazer uma síntese de ideias, impressões sobre a leitura e sobre o uso dos recursos digitais. Trazer dúvidas. (Próxima reunião em junho).
- Apresentar a filmagem de uma aula para análise conjunta.
- Analisar as habilidades na plataforma Foco na Aprendizagem e buscar estratégias para recuperar.
Links:
Nenhum comentário:
Postar um comentário