sexta-feira, 8 de abril de 2016

Data: 11 e 12 de abril - TEMA: O que os níveis de proficiência dizem a respeito da aprendizagem dos alunos?




Objetivo:
ü  Ajudar o professor a refletir sobre o que os níveis de proficiência significam em dados concretos em relação à avaliação de seus alunos;
ü  Criar uma parametrização por disciplina e série, tornando essa classificação menos abstrata e mais compreensível para o grupo.

Conteúdo:
Descrição dos níveis de proficiência e as habilidades já desenvolvidas em cada nível;

Recursos:  
Computadores da Sala do Acessa para leitura dos textos propostos;
Caderno do Gestor 1/2009;
                                      

Links:
Caderno do Gestor 2009/ volume 1 – ver páginas 31, 52 e 53

                                                                                                                                                                    
Estratégias:
ü  Fazer uma retomada do assunto da ATPC anterior, recolhendo os registros de atividade individuais, compartilhando resultados obtidos;
ü  Fazer um levantamento prévio dos conhecimentos dos professores sobre os níveis de proficiência: O que eles representam? Como os alunos são classificados em cada nível?
ü  É possível saber o que o aluno sabe e o que ele não sabe em cada nível de proficiência por matéria? As competências são levadas em conta ou somente as notas? É possível desvincular as notas do nível de proficiência?
ü  Por que nossa avaliação de nível de proficiência nos relatórios de conselho não são equivalentes ao percentual revelado nas avaliações externas?
ü  Leituras:
ü  Lendo o Caderno do Gestor 2009, página 31, temos uma descrição geral dos níveis de proficiência.



Na página 53 do Caderno do Gestor temos uma parametrização por intervalo de nota relacionado à redação.


O quadro acima está ligado ao da página 52 que traz toda a descrição com as competências relacionadas à produção textual.


Os relatórios pedagógicos trazem uma descrição bastante detalhada para os níveis de proficiência. Por enquanto, esse material servirá apenas para uma consulta mais rápida, mas haverá, nos dias 02 e 03 de maio, a oportunidade de nos aprofundarmos mais no assunto.


Atividade pessoal:
Com base nas leituras e discussões do grupo, elaborar uma tabela de  parametrização  com intervalo de notas, relacionando com os níveis de proficiência e uma descrição básica por ciclo e disciplina, expondo o que você, professor(a) acha fundamental que o aluno tenha desenvolvido em cada nível de proficiência.
Esse material deverá ser levado ao Conselho de Classe, para que as classificações se tornem mais concretas. O aluno está no nível adequado porque...

As tabelas deverão ser entregues para a coordenação na ATPC dos dias 02 e 03 de maio.

Texto-base:

Caderno do Gestor 2009/ volume 1 – ver páginas 31, 52 e 53

Nenhum comentário:

Postar um comentário