A IMPORTÂNCIA DA FICHA
DE AVALIAÇÃO INDIVIDUAL PERIÓDICA DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Deborah Adriana Tonini Martini Cesar
A escola é normalmente um espaço
onde os registros são muito importantes, para fins documentais e avaliativos. O
diário de classe, seja ele virtual ou no tradicional papel, pode oferecer ao
professor registros valiosos de sua prática diária. No entanto, até por uma
questão de pouco espaço disponível, não é possível fazer um registro mais detalhado
ou mesmo trazer reflexões do professor sobre as situações vivenciadas e suas
impressões.
Normalmente, o professor de
Ensino Fundamental, das séries iniciais e intermediárias (1º ao 5º ano), consegue,
muitas vezes, fazer um registro mais preciso e detalhado dos avanços de seus
alunos. Um exemplo desse tipo de registro pode ser observado no blog da
professora Heldileia, o qual segue na íntegra:
ALUNA 01
Aluna aprimorou o processo de decifração da escrita e da leitura, visto que já consegue ler e escrever sílabas complexas e interpreta textos de forma oral e por escrito. Produz frases e pequenos textos sem o auxílio da professora. Identifica número de sílabas. Em relação aos sinais de pontuação, ela apresenta dúvidas quanto a sua utilização correta.
Utiliza
critérios de classificação, seriação, ordenação, inclusão e conservação de
quantidades. Interpreta e produz escritas numéricas de (0) zero a 99. Compreende
o processo de subtração e adição e consegue ler e interpretar os problemas
matemáticos propostos, assim como se apropriou de diversos algoritmos, ou seja,
utiliza várias formas de realizar as operações matemáticas.
A estudante
já se apropriou de noções alimentares saudáveis. A diferença entre campo e
cidade faz parte do seu repertório cognitivo, assim como consegue identificar e
caracterizar as profissões. Identifica as plantas como seres vivos e as
estações do ano como fenômenos da natureza.
Demonstra afetividade. Atende com facilidade os pedidos da professora. Demonstra independência em suas atividades. Realiza tarefas proposta com empenho. Sabe trabalhar em grupo respeitando a opinião dos outros. Quanto ao horário, não consegue evitar os atrasos frequentes e as faltas injustificáveis. Disponível em:<http://heldileiapelaes.blogspot.com.br/2011/11/para-as-amigas-que-pediram-registro.html>. Acesso em: 15/04/2016.
É possível observar no registro
da professora, uma riqueza de detalhes e habilidades desenvolvidas em
diferentes campos da aprendizagem humana, inclusive observando a questão
comportamental de uma forma profissional e ética.
Esse tipo de registro, devido à
sua especificidade, funciona como um tipo de avaliação mais abrangente,
trazendo detalhes sobre o aluno, sua forma de aprender e os avanços em seu
aprendizado. Bom seria se todos os professores pudessem fazer esse tipo de
registro reflexivo. No entanto, quando pensamos nos ciclos intermediário e
final do Ensino Fundamental (6º a 9º ano) e Ensino Médio, a realidade do
professor especialista é um tanto diferenciada do professor polivalente, que
acompanha o aluno durante todo o tempo em que está na escola.
A fragmentação temporal produzida
pelas trocas de professores a cada 50 minutos dificulta essa visão mais
abrangente. Cada professor vai ter a visão de uma “fatia” do aluno, delimitada
por campo de conhecimento e pelo tempo das aulas. Um professor especialista
pode, em uma carga horária de 30 horas semanais, ter contato com, no mínimo,
200 alunos. Um professor de inglês, com a mesma carga horária, pode atender até
600 alunos na semana. Esse tipo de registro detalhado seria praticamente
impossível.
Sendo assim, a chamada ficha
individual de avaliação periódica pode ser um recurso que sintetize essas observações
sobre os alunos, trazendo reflexões coletivas sobre o aprendizado de cada um. A
ficha individual com itens previamente dispostos para o preenchimento de forma
objetiva pode agilizar o trabalho docente. No caso do modelo que utilizamos,
ainda há um espaço para detalhar um pouco mais o que os professores observaram
a respeito do aluno.
Os itens previamente dispostos
podem ser preenchidos previamente pelos professores de forma individual,
enquanto os detalhamentos podem ser elaborados coletivamente no Conselho de
Classe. Essa ficha, se preenchida com cuidado, pode se tornar um instrumento
avaliativo importante que “desfragmentaria” um pouco a visão sobre o aluno,
através da participação coletiva.
No entanto, como qualquer outro
tipo de avaliação, não pode ter o fim em si mesma. A partir das constatações, é
possível estabelecer providências de diversas naturezas. Tanto solicitar aos
pais mais apoio em casa, quanto adequar o trabalho docente. Uma vantagem das
fichas individuais é o fato de poderem ser guardadas no prontuário do aluno, formando
um contínuo avaliativo, passível de ser observado ao longo do percurso escolar.
Olá Deborah, boa noite, sou da diretoria de ensino sul2, gostei muito da sua ficha individual, gostaria de estar usando na nossa escola, gostaria se você pudesse me enviar via email,
ResponderExcluiraqui no seu blog está como imagem, e não consegui redireciona-la.
Fico grato pela atenção, e agradeço desde já.
Meu nome : Orlando Almeida Oliveira
Email: orlandomaga56@gmail.com
Escola EE Prof. Luis Magalhães de Araújo.