sexta-feira, 15 de abril de 2016

Data: 18/04 - Tema: A IMPORTÂNCIA DA FICHA DE AVALIAÇÃO INDIVIDUAL PERIÓDICA DA APRENDIZAGEM ESCOLAR

A IMPORTÂNCIA DA FICHA DE AVALIAÇÃO INDIVIDUAL PERIÓDICA DA APRENDIZAGEM ESCOLAR


Deborah Adriana Tonini Martini Cesar

A escola é normalmente um espaço onde os registros são muito importantes, para fins documentais e avaliativos. O diário de classe, seja ele virtual ou no tradicional papel, pode oferecer ao professor registros valiosos de sua prática diária. No entanto, até por uma questão de pouco espaço disponível, não é possível fazer um registro mais detalhado ou mesmo trazer reflexões do professor sobre as situações vivenciadas e suas impressões.
Normalmente, o professor de Ensino Fundamental, das séries iniciais e intermediárias (1º ao 5º ano), consegue, muitas vezes, fazer um registro mais preciso e detalhado dos avanços de seus alunos. Um exemplo desse tipo de registro pode ser observado no blog da professora Heldileia, o qual segue na íntegra:

ALUNA 01


Aluna aprimorou o processo de decifração da escrita e da leitura, visto que já consegue ler e escrever sílabas complexas e interpreta textos de forma oral e por escrito. Produz frases e pequenos textos sem o auxílio da professora. Identifica número de sílabas. Em relação aos sinais de pontuação, ela apresenta dúvidas quanto a sua utilização correta.
Utiliza critérios de classificação, seriação, ordenação, inclusão e conservação de quantidades. Interpreta e produz escritas numéricas de (0) zero a 99. Compreende o processo de subtração e adição e consegue ler e interpretar os problemas matemáticos propostos, assim como se apropriou de diversos algoritmos, ou seja, utiliza várias formas de realizar as operações matemáticas.
A estudante já se apropriou de noções alimentares saudáveis. A diferença entre campo e cidade faz parte do seu repertório cognitivo, assim como consegue identificar e caracterizar as profissões. Identifica as plantas como seres vivos e as estações do ano como fenômenos da natureza.

Demonstra afetividade. Atende com facilidade os pedidos da professora. Demonstra independência em suas atividades. Realiza tarefas proposta com empenho. Sabe trabalhar em grupo respeitando a opinião dos outros. Quanto ao horário, não consegue evitar os atrasos frequentes e as faltas injustificáveis. Disponível em:
<http://heldileiapelaes.blogspot.com.br/2011/11/para-as-amigas-que-pediram-registro.html>. Acesso em: 15/04/2016.

É possível observar no registro da professora, uma riqueza de detalhes e habilidades desenvolvidas em diferentes campos da aprendizagem humana, inclusive observando a questão comportamental de uma forma profissional e ética.

Esse tipo de registro, devido à sua especificidade, funciona como um tipo de avaliação mais abrangente, trazendo detalhes sobre o aluno, sua forma de aprender e os avanços em seu aprendizado. Bom seria se todos os professores pudessem fazer esse tipo de registro reflexivo. No entanto, quando pensamos nos ciclos intermediário e final do Ensino Fundamental (6º a 9º ano) e Ensino Médio, a realidade do professor especialista é um tanto diferenciada do professor polivalente, que acompanha o aluno durante todo o tempo em que está na escola.

A fragmentação temporal produzida pelas trocas de professores a cada 50 minutos dificulta essa visão mais abrangente. Cada professor vai ter a visão de uma “fatia” do aluno, delimitada por campo de conhecimento e pelo tempo das aulas. Um professor especialista pode, em uma carga horária de 30 horas semanais, ter contato com, no mínimo, 200 alunos. Um professor de inglês, com a mesma carga horária, pode atender até 600 alunos na semana. Esse tipo de registro detalhado seria praticamente impossível.

Sendo assim, a chamada ficha individual de avaliação periódica pode ser um recurso que sintetize essas observações sobre os alunos, trazendo reflexões coletivas sobre o aprendizado de cada um. A ficha individual com itens previamente dispostos para o preenchimento de forma objetiva pode agilizar o trabalho docente. No caso do modelo que utilizamos, ainda há um espaço para detalhar um pouco mais o que os professores observaram a respeito do aluno.

Os itens previamente dispostos podem ser preenchidos previamente pelos professores de forma individual, enquanto os detalhamentos podem ser elaborados coletivamente no Conselho de Classe. Essa ficha, se preenchida com cuidado, pode se tornar um instrumento avaliativo importante que “desfragmentaria” um pouco a visão sobre o aluno, através da participação coletiva.

No entanto, como qualquer outro tipo de avaliação, não pode ter o fim em si mesma. A partir das constatações, é possível estabelecer providências de diversas naturezas. Tanto solicitar aos pais mais apoio em casa, quanto adequar o trabalho docente. Uma vantagem das fichas individuais é o fato de poderem ser guardadas no prontuário do aluno, formando um contínuo avaliativo, passível de ser observado ao longo do percurso escolar.

Acesso às fichas individuais: AQUI

Um comentário:

  1. Olá Deborah, boa noite, sou da diretoria de ensino sul2, gostei muito da sua ficha individual, gostaria de estar usando na nossa escola, gostaria se você pudesse me enviar via email,
    aqui no seu blog está como imagem, e não consegui redireciona-la.
    Fico grato pela atenção, e agradeço desde já.
    Meu nome : Orlando Almeida Oliveira
    Email: orlandomaga56@gmail.com
    Escola EE Prof. Luis Magalhães de Araújo.

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