quinta-feira, 24 de março de 2016

Data: 04 e 05 de abril 2016 - Currículo: A construção do conhecimento.

Formação: Currículo: A construção do conhecimento.


Objetivo:
ü  Compreender a maneira como a concepção construtivista se relaciona com a aplicação do currículo;
ü  Perceber como e em que momentos, nas atividades propostas no currículo, o aluno é chamado a construir seu conhecimento, de que maneira esse processo acontece cotidianamente.

Conteúdo:
Construtivismo: sua concepção e de que maneira se relaciona ao currículo Estadual. 

Recursos:  
Sala do Acessa para leitura dos textos propostos.
Links:
 Vídeo: Professor Tradicional X Construtivista
Texto: BECKER, F. O que é o Construtivismo
                                                                                                                                                                    
Estratégias:
ü  Assistir ao vídeo: Professor Tradicional XConstrutivista.
ü  Mesmo considerando que esse vídeo é uma encenação, é possível perceber em nossas práticas certos resquícios da escola tradicional? Quais?
ü  Leitura  de excertos do texto: O que é o construtivismo – Fernando Becker
 Discutir alguns aspectos:
ü  O construtivismo é um método de ensino?
ü  A construção do conhecimento acontece de forma espontânea no aluno?
ü  Observando uma situação de aprendizagem no caderno do aluno/ professor, é possível perceber quando e de que maneira o aluno constrói  seu conhecimento?
ü  De que maneira o professor contribui nesse processo?

Atividade pessoal:
Fazer um pequeno registro de como no decorrer da semana desenvolveu uma situação de aprendizagem que tenha propiciado a construção do conhecimento do aluno, para ser entregue na coordenação e também compartilhado durante a próxima formação.

Texto-base:

BECKER, F. O que é o Construtivismo. Disponível em: < http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_20_p087-093_c.pdf>. Acesso em: 24/03/2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário