segunda-feira, 28 de agosto de 2017

ATPC 28 e 29 de agosto de 2017; PLANO DE RECUPERAÇÃO DO PROFESSOR 2º SEMESTRE


Objetivo:
Orientar a equipe escolar e discutir a melhor forma para se elaborar os planos de recuperação semestral.

Conteúdo:
Orientação sobre o plano de recuperação.
Orientação sobre os registros do processo de recuperação no diário de classe.

Atividade:
Ler as orientações sobre o plano de recuperação oferecidas na circular de 28 de agosto de 2017 e discutir coletivamente, pensando na melhor maneira como o processo deve ser conduzido dentro de unidade escolar e de que maneira deve ser elaborado o documento onde serão registradas as ações planejadas.

Material de apoio:

PLANO DE RECUPERAÇÃO DO PROFESSOR  2º SEMESTRE 

Orientamos aos Professores Coordenadores que reflitam com os professores sobre a necessidade de adequação do plano de recuperação para o 2º semestre. Neste momento o professor poderá considerar suas observações diárias em sala de aula, bem como o resultado interno do Conselho de Classe/série e Ano (1º e 2º Bimestre) e ainda utilizar os resultados da 15º e 16º Ed. AAP. Fica explícito a necessidade de elaborar o plano de recuperação para o 2º semestre com a relação nominal dos alunos que apresentaram defasagem (1º e 2º Bimestre). Após a elaboração, orientamos aos Professores Coordenadores que montem um portfólio com os referidos planos e ao realizar observação em sala de aula, verifiquem se o professor, ao realizar o desenvolvimento da situação de aprendizagem, propõe intervenções pontuais na dificuldade de cada aluno que aparece na relação nominal. Salientamos, ainda, a necessidade do Professor Coordenador realizar uma observação precisa com encaminhamento inicial e acordado, a fim de subsidiar o professor no desenvolvimento das aulas.

Excerto da circular  nº 35 de 28/08/2017: Disponível em <https://drive.google.com/file/d/0B_BiPb_4l_YiWkpzUXRSdnNXN0E/view>

Outros materiais de apoio serão enviados por email aos professores para que os mesmos possam analisar melhor o rendimento dos alunos. 
* Acertos por questão da 15ª AAP
* Quantidade de acertos por questão na AAP 16ª levantamento próprio da escola.



segunda-feira, 21 de agosto de 2017

ATPC 21 e 22 de agosto de 2017: Reforçando a importância da regularidade da frequência do aluno




Objetivo:
Reforçar as ações relacionadas à frequência, avaliação e comportamento dos alunos.

Conteúdo:
Resolução SE 42, de 18-8-2015
Orientação a respeito dos alunos: Caio de Oliveira e Hiago Augusto Rogoza: pareceres sobre avaliação (relatório psicológico e laudo)


Atividade:
Orientação sobre os alunos supracitados;
Elaborar conjuntamente um trabalho a ser desenvolvido junto às famílias desses alunos com maior problema de ausências e/ou falta de acompanhamento da vida escolar dos mesmos.
Fazer também um levantamento dos alunos que se ausentaram nas avaliações escolares e nas AAP sem justificativa plausível, de modo que os pais possam compreender a importância da avaliação no processo de ensino-aprendizagem. Apesar da avaliação ser contínua, há momentos em que a avaliação escrita e pontual também se faz necessária para a aferição mais precisa do desenvolvimento das habilidades previstas no currículo.

Material de apoio:
Fichas individuais, diários de classe, planilha de ausências por sala, laudos médicos e relatórios.

http://siau.edunet.sp.gov.br/ItemLise/arquivos/42_15.HTM?Time=30/06/2017%2006:35:46

ATPC DOS DIAS 14 E 15 DE AGOSTO DE 2017

Retomando os procedimentos de correção e tabulação das AAP


Pauta organizativa:
* Como corrigir as AAP utilizando o aplicativo Leitor Resposta
* Como corrigir os aplicativos usando a plataforma SED no computador.
* Orientações para tabulação prévia de resultados, para agilizar o processo de recuperação


REGISTRO DE ATPC DOS DIAS 14 E 15 DE AGOSTO DE 2017

Nestes dois dias de ATPC, os professores se reuniram para fazer a digitalização/ digitação dos dados da AAP no sistema.
Houve problemas com a sincronização com o uso do aplicativo do celular, de modo que ficou acertado que para termos mais segurança é melhor que seja feita a digitação.
Há professores que não se recordam do login e senha do email corporativo, de modo que o acesso aos computadores do Acesso fica mais trabalhoso. É necessário que os professores se mantenham atualizados nesse sentido.
Na segunda-feira, até um certo horário, os celulares estavam conseguindo sincronizar no aplicativo.
Na terça-feira, como algumas turmas não conseguiram ser sincronizadas desde ontem, resolvemos digitar no sistema as seis turmas restantes.
Além desse trabalho, os professores foram orientados a já começar a tabular os resultados das provas corrigidas junto aos alunos e também utilizar a prova para correção coletiva, realizando inclusive aquele procedimento de comentar as respostas e a trajetória lógica para alcançar os resultados.

Já servirá como um momento de recuperação.

ATPC DIAS 07 E 08 DE AGOSTO DE 2017

Pauta de natureza organizativa:


ASSUNTOS:
ü  Inscrição para aulas 2017
ü  Inscrição para substituição de suporte pedagógico/administrativo
ü  Escolha de livros PNLEM
ü  Organização para aplicação de avaliação de recuperação intensiva
ü  Aplicação das AAP
ü  Correção das AAP


Como escolher os livros didáticos:
Alguns professores costumam argumentar que nem sempre utilizam o livro didático, mas é um material ao qual o aluno tem o direito de ter como material de apoio e pesquisa.
Os professores que não lecionam no Ensino Médio devem cooperar na escolha desses livros, juntamente com os professores que lecionam nesse ciclo.
Alguns critérios relevantes: Ligação com o currículo estadual, qualidade do material, boa distribuição de textos e imagens, organização da informação, dentre outros aspectos que os professores julgarem relevantes.

Organização da aplicação das avaliações de recuperação intensiva em 08/08 e 09/08
No dia 08/08, serão aplicadas as avaliações de português nas 3 primeiras aulas. Os gabaritos devem ser recolhidos em ordem de chamada. A partir do intervalo, as provas, sem os gabaritos devem ser entregues aos alunos para que os mesmos discutam entre si as respostas encontradas em grupos e compartilhem seus saberes. Ao final desse período de resolução, o professor que estiver em sala passa os gabaritos para os alunos conferirem. No dia 09/08, o mesmo é feito com as avaliações de Matemática. (Esse esquema vale para os 9º anos e os Ensinos Médios).
Para o Ensino Fundamental (6º ao 8º ano) – As avaliações serão aplicadas no dia 09/08, nas três primeiras aulas, pois para essas séries, as questões de português e matemática estarão juntas, totalizando 10 questões. Nas três últimas, repetimos o procedimento de discussão e correção posterior.
A organização será: Um mesmo professor nas 3 primeiras aulas e outro nas 3 últimas, para que o processo ganhe continuidade. O professor que ficar na segunda etapa (3 últimas aulas, fica responsável por corrigir o gabarito e colocar as notas na fichinha. Para as provas de Português do Ensino Médio, a correção pode ser facilitada pelo uso do aplicativo Simplifica da SM (Playstore)

Aplicação das AAP e correção
Dia 10/08 – Aplicação da AAP de Português nas 3 primeiras aulas – aula normal nas 3 últimas
Dia 11/08 – Aplicação da AAP de Matemática nas 3 primeiras aulas – aula normal nas 3 últimas

Correção das AAP
Para facilitar o processo, é recomendável que se instale no celular o aplicativo Leitor Resposta. Os professores de Português e Matemática deverão deixar o login e senha para que os colegas procedam a correção no aplicativo ou no sistema.