Queremos ser respeitados, mas nós sabemos respeitar?
Duração: 2 horas/aula
Objetivo: Refletir sobre as relações interpessoais na escola, em
especial, as entre professor e aluno.
Conteúdo:
Relacionamento: Professor e
alunos
Situações cotidianas
Atividade:
O grupo lê o texto Relacionamento
Professor X aluno para iniciar uma discussão sobre os problemas de
relacionamento verificando quais podem ser os resultados, tanto bons quanto
ruins decorrentes dessa relação interpessoal.
Em grupos, os professores
analisam os casos de problemas de relacionamento e propõem soluções para as
situações apresentadas.
Material de apoio:
Texto de apoio: Relacionamento
Professor X aluno.
O professor é um facilitador da aprendizagem.
Às vezes o professor usa de expressões ameaçadoras para com os alunos, como: Calem a boca! É para ser feito assim, pronto e acabou! Dessa forma, deixa transparecer que quem está à frente (o educador) não tem controle sobre a situação, atitudes e sentimentos.
Existem quatro elementos fundamentais para o ato de ensinar: o processo, a matéria, o aluno e o professor, sendo esse último o fator decisivo na aprendizagem, levando em conta a influência que exerce sobre a classe para ministrar as aulas.
O professor tem que estar sempre aberto às novas experiências, aos sentimentos e aos problemas de seus alunos. É claro que a responsabilidade da aprendizagem está ligada ao aluno, mas essa deve ser facilitada pelo professor levando o aluno à auto-realização.
RELACIONAMENTO PROFESSOR X
ALUNO
O professor é um facilitador da aprendizagem.
Professor, você tem um convívio saudável com seus
alunos?
A relação do professor com seus alunos é de fundamental importância para a Educação, pois a partir da forma de agir do mestre é que o aprendiz se sentirá mais receptivo à matéria.
A relação do professor com seus alunos é de fundamental importância para a Educação, pois a partir da forma de agir do mestre é que o aprendiz se sentirá mais receptivo à matéria.
A reciprocidade, simpatia e respeito
entre professor e aluno proporcionam um trabalho construtivo, em que o educando
é tratado como pessoa e não como número, ou seja, mais um.
Os objetivos da Educação seriam mais facilmente alcançados se muitos dos problemas disciplinares fossem resolvidos com maior cautela, sem dramatização, onde um simples comentário bem feito solucionasse o problema.
Atividades variadas previnem a indisciplina dentro da sala de aula.
A elaboração de provas justas e bem dosadas estimula o aluno a estudar mais, e diminui ou até mesmo elimina a “famosa cola”, afastando um dos maiores atritos que existem entre ambas as partes.
Outra forma de melhorar essa relação é aplicando trabalhos interessantes que desafiem a capacidade do estudante, e que não gerem angústia e nem desânimo pelo grau de dificuldade.
Procure aplicar aulas diferentes, usando dos recursos disponíveis e sendo criativo para improvisar materiais que levem a um melhor entendimento da disciplina por parte do aluno.
Não é possível educar sem dialogar.
Buscando um melhor relacionamento, o professor será tratado com respeito e como educador, dando oportunidade ao diálogo.
Os objetivos da Educação seriam mais facilmente alcançados se muitos dos problemas disciplinares fossem resolvidos com maior cautela, sem dramatização, onde um simples comentário bem feito solucionasse o problema.
Atividades variadas previnem a indisciplina dentro da sala de aula.
A elaboração de provas justas e bem dosadas estimula o aluno a estudar mais, e diminui ou até mesmo elimina a “famosa cola”, afastando um dos maiores atritos que existem entre ambas as partes.
Outra forma de melhorar essa relação é aplicando trabalhos interessantes que desafiem a capacidade do estudante, e que não gerem angústia e nem desânimo pelo grau de dificuldade.
Procure aplicar aulas diferentes, usando dos recursos disponíveis e sendo criativo para improvisar materiais que levem a um melhor entendimento da disciplina por parte do aluno.
Não é possível educar sem dialogar.
Buscando um melhor relacionamento, o professor será tratado com respeito e como educador, dando oportunidade ao diálogo.
Às vezes o professor usa de expressões ameaçadoras para com os alunos, como: Calem a boca! É para ser feito assim, pronto e acabou! Dessa forma, deixa transparecer que quem está à frente (o educador) não tem controle sobre a situação, atitudes e sentimentos.
Existem quatro elementos fundamentais para o ato de ensinar: o processo, a matéria, o aluno e o professor, sendo esse último o fator decisivo na aprendizagem, levando em conta a influência que exerce sobre a classe para ministrar as aulas.
O professor tem que estar sempre aberto às novas experiências, aos sentimentos e aos problemas de seus alunos. É claro que a responsabilidade da aprendizagem está ligada ao aluno, mas essa deve ser facilitada pelo professor levando o aluno à auto-realização.
Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola
SITUAÇÕES PROBLEMAS
Situação 1: Um grupo de alunas procura a direção
da escola para expor o quanto têm se sentido desconfortáveis com o
comportamento do professor Flávio. Ele é um ótimo professor, no entanto,
costumeiramente, ele as chama de “amor”. Elas se sentem constrangidas quando
ele se dirige a elas usando esse tratamento. Acham que é um excesso de
proximidade. A direção escolar explica que pode ser uma forma do professor
Flávio expressar carinho pelas alunas, mas elas respondem que se fosse assim,
ele deveria dar esse mesmo tratamento aos meninos. A direção da escola chama o
professor Flávio para conversar e explica a situação. O professor explica que
não era a intenção ofendê-las. Que mudanças no comportamento o professor pode
ter para não ser mal interpretado?
Situação
2: A professora Carlota solicitou um trabalho aos
seus alunos. No dia que foi receber os trabalhos, a professora pegou o trabalho
de Joãozinho, mostrou para toda a turma e disse que aquele era o modelo de um
trabalho que jamais deveria ser feito. Joãozinho não sabia onde enfiar a cara. Depois
desse dia, deixou de entregar todos os trabalhos e atividades da professora
Carlota. Afinal, ela tinha desvalorizado o trabalho que ele havia feito. E,
segundo informou Joãozinho, foi o melhor que ele conseguiu fazer. O que poderia
ter sido feito para que esse problema não tivesse surgido?
Situação
3: O professor George é o típico professor legal. Sempre
respeita os alunos, brinca com eles, mas certo dia, depois de ser muito
desafiado pelo aluno Matusalém, perdeu as estribeiras. Começou a gritar, mandou
o aluno calar a boca e também sair da
sala. Saiu discutindo com o aluno pelo corredor, gritando com o aluno e
trocando ofensas pelo caminho até chegar à direção. De que outra maneira o
professor George poderia proceder, sem desgastar sua imagem perante os alunos?
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