sexta-feira, 31 de março de 2017

ATPC 03 E 04 DE ABRIL: Concepção de currículo e trabalho docente

Formação: Retomando a concepção de currículo e trabalho docente a partir do estudo dos Cadernos do Professor.


Objetivo:
  • Retomar e reafirmar alguns princípios básicos do currículo;
  • Estudar os cadernos do professor e suas orientações, verificando de que maneira esses princípios se articulam no material de apoio do professor.
Conteúdo:

Orientação geral sobre os cadernos professor/aluno.

Atividade:
  •  Iniciar a ATPC com um levantamento prévio do conhecimento dos professores sobre a concepção do currículo estadual;
  • Propor um questionamento sobre o que entendem por um currículo referenciado em competências.
  • A partir de um roteiro, cada professor, individualmente, ou por grupo disciplina ou área, estudará as orientações gerais sobre os cadernos
  • Depois desse estudo dirigido, cada professor ou grupo expõe suas considerações a respeito do estudo.

QUESTÕES PARA DIRIGIR O ESTUDO:(procure destacar em seu caderno para posterior discussão)


ORIENTAÇÃO GERAL SOBRE OS CADERNOS.

Na orientação geral sobre os cadernos, que há no Caderno do Professor, há menção dos princípios norteadores do currículo? Quais são? Estes coincidem com o levantamento de conhecimento prévio do grupo? 

Nessa orientação há uma exposição do conteúdo que será abordado. Há nessa exposição orientações para o professor trabalhar as situações de aprendizagem? Há alguma consideração a respeito dos objetivos do aprendizado de cada conteúdo? Você já havia lido essas orientações com atenção? Você considera as mesmas úteis para sua prática? Por quê?
 
No caderno estudado há alguma sugestão metodológica para o ensino da disciplina? Qual(is)? Você utiliza essas estratégias metodológicas em sua prática cotidiana?

Há uma apresentação das situações de aprendizagem  nessa orientação geral? Qual é o objetivo dessa apresentação das Situações de Aprendizagem?Elas oferecem informações relevantes sobre como ensinar o conteúdo? É possível, através delas, direcionar o trabalho docente de uma forma mais efetiva, valorizando as habilidades requeridas?



ATPCs anteriores sobre o tema:
http://coordmedio.blogspot.com.br/2016/03/formacao-retomando-importancia-do.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário