segunda-feira, 7 de março de 2016

Data: 22 e 23 de fevereiro de 2016 Formação: Estudo das habilidades apontadas na Plataforma Foco Aprendizagem.


Objetivo: Desenvolver estratégias para desenvolver as habilidades críticas nas diversas disciplinas.
Conteúdo: Habilidades do SARESP em Língua Portuguesa apontadas como de baixo e médio domínio (Etapa 1)
Atividade: A partir da descrição das habilidades, elaborar estratégias conjuntas para sanar os problemas identificados, procurando sempre manter ligações com sua própria disciplina, sempre que possível.  Contextualizar em um texto em forma de atividade, em duplas ou trios
Texto-base:  Mapa de habilidades da Plataforma Foco naAprendizagem  9º ano e a letra da Música Passarinhos – Emicida.
Algumas habilidades dos 9º anos do Ensino Fundamental de 2015 de baixo e médio grau de domínio.

9º ano A e B

H28 - Identificar o efeito de sentido produzido em um texto literário pela exploração de recursos ortográficos ou morfossintáticos.
T06 - Compreensão de textos literários.

H09 - Organizar em sequência lógica itens de informação explícita, distribuídos ao longo de um texto.
T02 - Reconstrução dos sentidos do texto.

H14 - Identificar o sentido de operadores discursivos ou de processos persuasivos utilizados em um texto argumentativo.
T03 - Reconstrução da textualidade.

H17 - Distinguir um fato da opinião pressuposta ou subentendida em relação a esse mesmo fato, em segmentos descontínuos de um texto.
T03 - Reconstrução da textualidade.

H16 - Estabelecer relações de causa/consequência entre informações subentendidas ou pressupostas distribuídas ao longo de um texto.
T03 - Reconstrução da textualidade.

H13 - Localizar um argumento utilizado pelo autor para defender sua tese, em um texto argumentativo.
T03 - Reconstrução da textualidade.

H31 - Identificar recursos semânticos expressivos (antítese, personificação, metáfora, metonímia) em segmentos de um poema, a partir de uma dada definição.
9º ano B
H12 - Inferir opiniões ou conceitos pressupostos ou subentendidos em um texto.
T02 - Reconstrução dos sentidos do texto.

H11 - Inferir o tema ou o assunto principal, com base na localização de informações explícitas no texto.
T02 - Reconstrução dos sentidos do texto.

H01 - Identificar a finalidade de um texto, seu gênero e assunto principal.
T01 - Reconstrução das condições de produção e recepção de textos.

H15 - Estabelecer relações entre segmentos de um texto, identificando o antecedente de um pronome relativo ou o referente comum de uma cadeia de substituições lexicais.
T03 - Reconstrução da textualidade.

H23 - Identificar o efeito de sentido produzido em um texto pelo uso de determinadas categorias gramaticais (gênero, número, casos, aspecto, modo, voz etc.).

T05 - Reflexão sobre os usos da língua falada e escrita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário