Objetivo: Desenvolver
estratégias para desenvolver as habilidades críticas nas diversas disciplinas.
Conteúdo: Habilidades
do SARESP em Língua Portuguesa apontadas como de baixo e médio domínio (Etapa
1)
Atividade: A partir da descrição das habilidades, elaborar
estratégias conjuntas para sanar os problemas identificados, procurando sempre
manter ligações com sua própria disciplina, sempre que possível. Contextualizar em um texto em forma de
atividade, em duplas ou trios
Texto-base: Mapa de habilidades da Plataforma Foco naAprendizagem 9º ano e a letra da Música
Passarinhos – Emicida.
Algumas habilidades dos 9º anos do Ensino Fundamental de
2015 de baixo e médio grau de domínio.
9º ano A e B
H28 - Identificar o efeito de sentido produzido em um texto literário
pela exploração de recursos ortográficos ou morfossintáticos.
T06 - Compreensão de textos literários.
H09 - Organizar em sequência lógica itens de informação explícita,
distribuídos ao longo de um texto.
T02 - Reconstrução dos sentidos do texto.
H14 - Identificar o sentido de operadores discursivos ou de processos
persuasivos utilizados em um texto argumentativo.
T03 - Reconstrução da textualidade.
H17 - Distinguir um fato da opinião pressuposta ou subentendida em
relação a esse mesmo fato, em segmentos descontínuos de um texto.
T03 - Reconstrução da textualidade.
H16 - Estabelecer relações de causa/consequência entre informações
subentendidas ou pressupostas distribuídas ao longo de um texto.
T03 - Reconstrução da textualidade.
H13 - Localizar um argumento utilizado pelo autor para defender sua
tese, em um texto argumentativo.
T03 - Reconstrução da textualidade.
H31 - Identificar recursos
semânticos expressivos (antítese, personificação, metáfora, metonímia) em
segmentos de um poema, a partir de uma dada definição.
9º ano B
H12 - Inferir opiniões ou conceitos pressupostos ou subentendidos em um
texto.
T02 - Reconstrução dos sentidos do texto.
H11 - Inferir o tema ou o assunto principal, com base na localização de
informações explícitas no texto.
T02 - Reconstrução dos sentidos do texto.
H01 - Identificar a finalidade de um texto, seu gênero e assunto
principal.
T01 - Reconstrução das condições de produção e recepção de textos.
H15 - Estabelecer relações entre segmentos de um texto, identificando o
antecedente de um pronome relativo ou o referente comum de uma cadeia de
substituições lexicais.
T03 - Reconstrução da textualidade.
H23 - Identificar o efeito de sentido produzido em um texto pelo uso de
determinadas categorias gramaticais (gênero, número, casos, aspecto, modo, voz
etc.).
T05 - Reflexão sobre os usos da língua falada e escrita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário