quarta-feira, 9 de março de 2016

Data: 14 e 15 de março de 2016 - Formação: Currículo: A identidade do Ensino Médio


Objetivo:
ü  Discutir sobre a identidade do ensino médio;
ü  Considerar caráter propedêutico ou profissionalizante;

Conteúdo:
Identidade e caráter do Ensino Médio.

Atividade:
Os professores estudarão parte das Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio, em especial os itens 6.2, 6.3 (p.170 a 172) e também o currículo do Estado de São Paulo no título Princípios para um currículo comprometido com o seu tempo, subtítulos  “ A prioridade para o contexto do Trabalho” e o “Contexto do trabalho no Ensino Médio”.
Cada um dos itens, após a leitura, serão discutidos coletivamente.  Um dos professores fica responsável pelo registro das opiniões e concepções explicitadas durante a discussão.

Algumas questões norteadoras para a discussão:

6.2. Identidade e diversificação do Ensino Médio:
ü  No primeiro parágrafo, o texto explicita uma visão dualista do Ensino Médio. Qual é essa dualidade? Em nossa escola há essa dualidade de concepção sobre o Ensino Médio? Se sim, de que maneira se manifesta?
ü  No segundo parágrafo temos: “Nessa perspectiva, a última etapa de Educação Básica precisa assumir, dentro de seus objetivos, o compromisso de atender, verdadeiramente, a todos e com qualidade, a diversidade nacional com sua heterogeneidade cultural, de considerar os anseios das diversas juventudes formadas por adolescentes e jovens que acorrem à escola e que são sujeitos concretos com suas múltiplas necessidades.”( DCNEB,2013, p.170). É possível à escola atender com qualidade a todos os anseios, sejam profissionalizantes ou de preparação para o Ensino Superior? Justifique.

6.3. Ensino Médio e Profissionalização
ü  De que maneira, em sala de aula, o professor consegue (ou não) na prática superar o dualismo entre propedêutico (preparação para o Ensino Superior) e a profissionalização?

Currículo do Estado de São Paulo no título Princípios para um currículo comprometido com o seu tempo, subtítulos  “ A prioridade para o contexto do Trabalho” e o “Contexto do trabalho no Ensino Médio”.
De acordo com o Currículo do Estado de São Paulo, qual é o caráter prioritário? Propedêutico ou de preparação para o contexto do trabalho? De que maneira esse caráter se apresenta dentro do currículo?

Texto-base:

Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio, em especial os itens 6.2, 6.3 (p.170 a 172) e também o currículo do Estado de São Paulo no título Princípios para um currículo comprometido com o seu tempo, subtítulos  “ A prioridade para o contexto do Trabalho” e o “Contexto do trabalho no Ensino Médio”.

Para acessar as Diretrizes Curriculares, clique AQUI.
Para acessar o Currículo clique AQUI

Para responder formulário online, individual, duplas ou trios, clique AQUI.

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