Objetivo:
ü
Discutir sobre a identidade do ensino médio;
ü
Considerar caráter propedêutico ou
profissionalizante;
Conteúdo:
Identidade e caráter do Ensino Médio.
Atividade:
Os professores estudarão parte das Diretrizes Curriculares
para o Ensino Médio, em especial os itens 6.2, 6.3 (p.170 a 172) e também o
currículo do Estado de São Paulo no título Princípios para um currículo
comprometido com o seu tempo, subtítulos
“ A prioridade para o contexto do Trabalho” e o “Contexto do trabalho no
Ensino Médio”.
Cada um dos itens, após a leitura, serão discutidos
coletivamente. Um dos professores fica
responsável pelo registro das opiniões e concepções explicitadas durante a
discussão.
Algumas questões norteadoras para a discussão:
6.2. Identidade e
diversificação do Ensino Médio:
ü
No primeiro parágrafo, o texto explicita uma
visão dualista do Ensino Médio. Qual é essa dualidade? Em nossa escola há essa
dualidade de concepção sobre o Ensino Médio? Se sim, de que maneira se
manifesta?
ü
No segundo parágrafo temos: “Nessa perspectiva,
a última etapa de Educação Básica precisa assumir, dentro de seus objetivos, o
compromisso de atender, verdadeiramente, a todos e com qualidade, a diversidade
nacional com sua heterogeneidade cultural, de considerar os anseios das
diversas juventudes formadas por adolescentes e jovens que acorrem à escola e
que são sujeitos concretos com suas múltiplas necessidades.”( DCNEB,2013,
p.170). É possível à escola atender com qualidade a todos os anseios, sejam
profissionalizantes ou de preparação para o Ensino Superior? Justifique.
6.3. Ensino Médio e
Profissionalização
ü
De que maneira, em sala de aula, o professor
consegue (ou não) na prática superar o dualismo entre propedêutico (preparação
para o Ensino Superior) e a profissionalização?
Currículo do Estado de São Paulo no título Princípios para
um currículo comprometido com o seu tempo, subtítulos “ A prioridade para o contexto do Trabalho” e
o “Contexto do trabalho no Ensino Médio”.
De acordo com o Currículo do Estado de São Paulo, qual é o
caráter prioritário? Propedêutico ou de preparação para o contexto do trabalho?
De que maneira esse caráter se apresenta dentro do currículo?
Texto-base:
Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio, em especial os itens 6.2, 6.3 (p.170 a 172) e também o currículo do Estado de São Paulo no título
Princípios para um currículo comprometido com o seu tempo, subtítulos “ A prioridade para o contexto do Trabalho” e
o “Contexto do trabalho no Ensino Médio”.
Para acessar as Diretrizes Curriculares, clique AQUI.
Para acessar o Currículo clique AQUI
Para responder formulário online, individual, duplas ou trios, clique AQUI.
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